sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Sinal vermelho para o descaso

A. P. S. F.


Com tantas outras, a cidade de Lagoa Seca está longe de ter o tão sonhado trânsito organizado. Ainda hoje, a população espera aflita por soluções que ponha um fim neste caos.
A cidade não possui sinalização, transformando as rodovias em ralis, onde motoristas circulam em alta velocidade, como se a pressa de chegar ao seu destino fosse mais importante do que a vida. Além disso, um simples ato como atravessar a rua se torna um verdadeiro transtorno, pois as poucas faixas de pedestres que a cidade possui são ignoradas, nos obrigando a esperar um tempo absurdo para fazer a travessia, pois os motoristas não querem respeitá-la. O que segundo a lei deveria servir como parada obrigatória, parece ser apenas algumas listras brancas pintadas no chão e sem nenhum significado.
Não só eu, como outras pessoas já presenciaram várias situações em que a irresponsabilidade de motoristas, por pouco não tira a vida de pessoas inocentes, pela alta velocidade ou até pela “famosa” bebida alcoólica que muitos se acham no direito de consumir e logo em seguida pegar o volante de um carro. A falta de consciência não para aí, principalmente por parte dos motociclistas, muitos ainda são ilegais e não fazem o uso do capacete, alguns chegam a dar shows, empinando suas motos e utilizando as ruas e os quebra-molas como pistas e rampas para acrobacias, aumentando ainda mais o risco de acidentes.
Segundo o responsável pelo DTT (Departamento de Trânsito e Transporte) de Lagoa Seca, Clayton José Felix de Figueiredo, há vários projetos para amenizar o problema, mas, segundo ele, a municipalização é lenta e o primeiro passo a ser seguido é cuidar da parte administrativa, como, por exemplo, a legalização dos táxis e moto táxis, também organizando projetos educativos, que possam levar informação as pessoas. Ao ser questionado sobre o concurso público, que foi realizado há alguns anos, ele afirmou que os agentes foram contratados, mas que vão passar por um treinamento, tornando-se, dessa maneira, capacitados para realizar o trabalho.
Sinceramente, o que a cidade precisa é de medidas eficientes, e não de promessas que talvez nem cheguem a ser cumpridas. A população está cansada de sair de casa com a incerteza do que vai acontecer ao atravessar a rua, por isso que a participação de guardas de trânsito é tão importante, para que haja uma fiscalização que, acima de tudo, informa aos motoristas sem a necessidade de distribuir uma montanha de multas.
Se eles parassem de pôr a culpa no tão conhecido débito da prefeitura, muitos dos problemas já teriam sido resolvidos, e não é uma lombada ou algumas placas de trânsito que vão calar a população que clama por resultados. Os motoristas da cidade de Lagoa Seca precisam acordar e deixar de lado essa pose de donos da rua e da verdade.
As leis de trânsito foram criadas para serem cumpridas, que queiram, quer não, porque é isso que se espera e dizer que mudar tudo de uma hora para outra assustaria as pessoas, é mais uma desculpa esfarrapada para que a impunidade prevaleça.
Algo tem que mudar, ou melhor, praticamente tudo tem que ser feito diferente. Se as infrações de trânsito continuarem assim, várias vítimas apareceram e como sempre tudo vai ficar impune.

Nenhum comentário: