sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Lagoa Seca: o nome diz tudo!


Jó de Brito Ramalho


A disponibilidade de água tratada no nosso município ainda está muito longe do ideal. Na zona rural, o abastecimento é feito através dos carros pipas que, por sua vez, são insuficientes para atender toda a demanda. Além disso, grande parte da população não possui meios adequados para o armazenamento da água, o que os obriga a conviver com um constante racionamento.
Na zona urbana, a situação é a mesma. De acordo com o Departamento de Tributos de Lagoa Seca, aproximadamente 5.250 residências compõem nossa cidade. Desse total, apenas 2.128 têm acesso a água encanada, segundo informação da unidade da CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) no município. Esse número pode diminuir ainda mais se for levado em conta que, dessas residências, 310 tiveram seu fornecimento de água cortado recentemente, além disso, o açude Epitácio Pessoa ou açude de Boqueirão, como é conhecido, apesar de ser um dos maiores da Paraíba, abastece outras sete cidades e alguns distritos além de Lagoa Seca e não oferece garantia se, por exemplo, o estado vier a enfrentar uma seca prolongada, como é de costume.
Diante de tal situação, faz-se necessária a imediata intervenção do governo para buscar parcerias e criar projetos eficazes de distribuição de água para amenizar esse problema e garantir ao povo o acesso ao bem tão precioso.

Nenhum comentário: