segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ENTREVISTA

Segredo Leal

O estudante e professor (orientador) Marconi Leal acredita que o segredo de passar no vestibular é uma questão de estrutura familiar.


Por Rayana Cristina


Você acha que passar no vestibular é uma tarefa fácil? Pode até ser para uma ou duas pessoas, mas a maioria certamente responderia que não. Para o paraibano Marcone Leal do Nascimento, isto pode estar relacionado a estrutura familiar. Estudante do 8º período de licenciatura em Química, sempre estudou em escola pública, tendo oito irmãos, sendo ele o nono. Sete passaram no vestibular, que é algo difícil de acontecer. Será que sua família tem um segredo para isto? E ele revelará o segredo da sua família? É o que veremos agora!


Como você e os seus irmãos estudaram para passar no vestibular?

Estudamos aos poucos, sem acumular atividades e quando um dos irmãos tinha dificuldade os outros, inclusive eu, o ajudava, tirando dúvidas e incentivando.


Quantos irmãos você tem? Quantos e quais deles passaram no vestibular, ingressando assim numa universidade?

Oito, comigo nove. Sete passaram no vestibular, sendo eles: Ana Lúcia, que se formou em letras; Luciene, que se formou em Pedagogia; Maria de Fátima e Maria Aparecida, que estão cursando Pedagogia na UEPB; Carlos Antônio, que está no sétimo período de Matemática; eu, Marconi, que estou no oitavo período (concluindo) de licenciatura em Química; e Marlene, que passou na UFCG para o curso de Administração, e Letras na UEPB. Ela optou por cursar administração.


É muito difícil isto acontecer, passar pelo temido vestibular, várias pessoas de uma mesma família, mais precisamente irmãos. Por que você acha que isto aconteceu na sua família?

È uma questão de estrutura familiar, de ser humilde e de se dedicar.


Como é a sua relação com os seus irmãos?

Harmoniosa e tranqüila. Quando éramos crianças havia discussões normais, mas nada grave , hoje é tranqüila.


A que ou a quem você atribui estas vitórias conquistadas por vocês?

A Deus, aos meus pais, aos professores e aos amigos.


O que seus pais acharam sobre o estudo e a aprendizagem de vocês?

Eles incentivavam, principalmente meu pai com ajuda financeira. Depois de trabalhar no campo íamos estudar, nunca impediram isto.


Vocês moravam distantes da escola, como vocês iam à escola? Havia Transporte?

Havia um ônibus escolar, só que muitas vezes íamos a pé, não tínhamos condições de pegar um ônibus e pagar passagem. Várias vezes pegamos carona, principalmente num ano em que cortaram o transporte escolar.


Todas estas vitórias ajudaram na sua relação com os seus irmãos?

Sim. De uma certa maneira ajudou.


De que maneira?

Porque eles passaram, não havendo frustrações sendo uma grande alegria para mim, ajudando muito na convivência e no diálogo, tendo mais assuntos nas conversas.


Qual é o segredo da sua família?

(risos) Acho que a união, a força de vontade, saber o que queremos , a dedicação e a fé em Deus, já que minha família é muito religiosa e todos são católicos praticantes.

Nenhum comentário: